O projeto editorial Edições Práxis é voltado para a difusão do pensamento socialista, da educação popular e da literatura crítica.
Foi criado em 2016, como uma das frentes de atuação política do Núcleo Práxis-USP, sendo destinado à publicação de livros e textos produzidos pela organização, como: ensaios, traduções de pensadores marxistas, a revista Veias Abertas, a obra Material Didático Público (11 volumes/ apostilas gratuitas para cursinhos populares) e o Dicionário marxismo na América (trabalho historiográfico e jornalístico de educação política) .
Edições Práxis se dedica sobretudo à produção de obras críticas (políticas, literárias, educacionais) — todas com cuidadosas edição e revisão (técnica, estilística e de conteúdo) –, disponibilizadas ao público gratuitamente ou mediante parcerias que pratiquem preços acessíveis ao povo.
Sem visar lucros, o intuito das Edições Práxis é o de contribuir para a superação da escassez brasileira de obras críticas que sejam efetivamente populares. Isto porque, ao contrário do que ocorre em alguns países latino-americanos, as edições nacionais de textos socialistas (inclusive de clássicos do marxismo) em grande medida ainda chegam ao público — contraditoriamente — como artigos de luxo.
Em 2022, com a consolidação do projeto Dicionário marxismo na América (que após quatro anos de trabalho voluntário-militante, começava a ser publicado), o projeto Edições Práxis se ampliou, dando origem ao selo editorial Práxis, empreendimento parceiro e autônomo que começou a desenvolver edições de livros fora do âmbito de produção própria do Núcleo Práxis.
Leia abaixo as resenhas e notas publicadas na imprensa, a revista Veias Abertas e algumas de nossas obras com livre acesso.
*
Veias Abertas:
revista crítica da sociedade contemporânea
*
Obras com livre acesso / Resenhas e notas na imprensa
Caio Prado: Historia y Filosofía
Tradução inédita ao castelhano traz textos fundamentais do marxista brasileiro Caio Prado Júnior
*
Nota Pública pelo fim da censura à obra
Difamação atrasa distribuição de novo livro de Caio Prado Júnior: “Historia y Filosofía”
Segundo indícios, o ataque não proveio de anticomunistas ou fascistas, mas de gente próxima a círculos socialistas acadêmicos, possivelmente motivado por interesses comerciais na obra do marxista… [LEIA MAIS: INTRIGA BUSCA CENSURAR OBRA EM HOMENAGEM AO MARXISTA]
*
IMPRENSA (REVISTA FÓRUM)
“CAIO PRADO JR. TEM TRADUÇÃO INÉDITA PUBLICADA NA ARGENTINA”
*
* ADVERTÊNCIA
ESTA EDIÇÃO ACADÊMICA SEM FINS LUCRATIVOS FOI REALIZADA POR PESQUISADORES E TRADUTORES DO NÚCLEO PRÁXIS-USP — E PUBLICADA PELA EDITORIAL ÚLTIMO RECURSO (ARGENTINA) EM PARCERIA COM AS EDIÇÕES PRÁXIS
A VENDA DO LIVRO É PROIBIDA/ PARA OBTER UM EXEMPLAR ESCREVA PARA: NUCLEOPRAXIS.USP.BR@GMAIL.COM
***
“Material Didático Público”
* CONJUNTO DE APOSTILAS DO CURSINHO POPULAR DOS ESTUDANTES DA USP:
Projeto político-pedagógico de Educação Popular originalmente construído pela ACEPUSP (2002-2008)
Edição digital/ 2021: ORGANIZADA, REVISTA e ATUALIZADA pelo NÚCLEO PRÁXIS-USP (EDIÇÕES PRÁXIS/ 11 volumes)