NORMAS DA REVISTA VEIAS ABERTAS

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

Ao submeterem manuscritos para avaliação da Revista Veias Abertas (RVA), os autores declaram sua ciência de que os escritos, ideias e opiniões submetidas com vistas a serem publicadas pela RVA são de sua autoria e de sua inteira e única responsabilidade.

O manuscrito deve ser submetido em formato “doc”, ou similar (odf etc.), à Coordenação Editorial do Núcleo Práxis-USP, responsável pela edição e publicação do periódico, incluindo-se no “assunto” que o texto se destina à “Revista Veias Abertas”, e devendo ser enviado a estes dois endereços: coordenacao@nucleopraxisusp.org ; nucleopraxis.usp.br@gmail.com .

Os autores podem enviar à RVA textos inéditos ou não inéditos, contanto que, neste último caso, declarem isto explicitamente na carta de submissão à Coordenação, referenciando a publicação anterior, afirmando seu direito de republicação e se responsabilizando por revisar, se for o caso, atualizar e complementar o texto original.

Nos manuscritos, a serem enviados em anexo à Coordenação, solicita-se a retirada do nome do autor, de modo a que possa ser repassado anonimamente para avaliação cega de dois pareceristas colaboradores da RVA.

FORMATAÇÃO GERAL DO ARQUIVO E DO TEXTO

TÍTULO – negrito, fonte 14, CAIXA ALTA (CxA)

RESUMO em português [entre 600 e 1500 toques]

Palavras-chave: de 3 a 5, separadas por ponto-e-vírgula.

Título em espanhol [seguido por Resumen + Palabras clave]

Título em inglês [seguido por Abstract + Keywords]

Tamanho dos textos: entre 15 e 50 mil toques [fora disto, mencionar o caso ao enviar para análise prévia].

Fonte: Times New Roman; tamanho 12; espaçamento 1,5; recuo da 1.a linha de 1,2cm.

Alinhamento: justificado, com todas as margens de 2,5cm.

Títulos de itens (subtítulos): negrito, Caixa baixa (Cxb), fonte 12.

Citações: fonte 11, com recuo de 4cm, sem recuo de primeira linha; caso necessário o uso de reticências, pôr entre colchetes […].

Notas de rodapé: fonte 10, sem recuos.

Referências bibliográficas: devem ser incluídas no próprio corpo do texto, no modelo ABNT novo (Sistema Autor, data) com Nome do Autor (Caixa baixa) e ano da publicação entre parênteses: (Marx, 1867); as notas de rodapé devem ser usadas unicamente para explicações ou para indicações de leituras extras.

Bibliografia (final): SOBRENOME (do autor) (Caixa Alta); seguido por seu Nome (Caixa baixa), e usando-se itálico para o nome completo (título e subtítulo) do Livro ou Periódico (revista, jornal, portal etc.), e aspas para “Capítulo” ou “Artigo”; por exemplo: MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Cidade: Editora, ano.

Observação 1: Em caso de texto de opinião ou debate, a Bibliografia não é obrigatória.

Observação 2: favor usar as grafias de palavras de outros alfabetos transcritas segundo a fonética e grafia do português (não do inglês): Lênin, Mao Tsé-Tung, Stálin, Trótski, Pequim…

Observação 3: em caso de dúvida quanto à formatação, favor verificar o padrão dos números da RVA já publicados, ou escrever aós endereços da Coordenação.

COORDENAÇÃO EDITORIAL DO NÚCLEO PRÁXIS-USP